Bem-vindo

Em 2015, após a organização de uma Conferência Internacional sobre as Cidades Grandes em Barcelona e Roma, foi criada em Barcelona a Fundação Antoni Gaudí para as Grandes Cidades, com o objectivo de contribuir para a humanização dos grandes centros urbanos. Atualmente, 52% da população mundial vive em grandes cidades e a porcentagem está crescendo inexoravelmente. Isso levanta um novo paradigma nas formas de relações humanas, incluindo as interações com o meio ambiente e os ecossistemas.

Agora, esta Fundação organiza a II Conferência Internacional “Laudato Si’e Grandes Cidades” para abordar as questões ecológicas e ambientais destas cidades do planeta. “Laudato Sí’”, a encíclica do Papa Francisco dedicada à ecologia, tem uma boa reputação no mundo científico e técnico e será utilizada como ponto focal inicial de discussão para abordar os aspectos ambientais, sociais, éticos e de gestão associados às Grandes Cidades .

A Conferência será realizada no Rio de Janeiro, de 13 a 15 de julho de 2017. Ela será focada em três questões ambientais chave do atual e futuro estilo de vida dos cidadãos urbanos: água, ar e resíduos.

A Conferência terá uma marcada abordagem prática para avaliar a realidade de cada um desses três tópicos no mundo urbano. Será também dedicado a avançar na melhoria e resolução dos problemas ambientais associados ao ar, à água e aos resíduos e a realçar os requisitos éticos relacionados com eles.

Como esses problemas desafiam a consciência humana?

Como eles inspiram a tomada de decisões para avançar e melhorar no respeito de nossa casa comum, a Mãe Terra?

Até que ponto estas decisões contribuem para humanizar a vida humana nas grandes cidades?

CARTA ENCÍCLICA LAUDATO SI’ DO SANTO PADRE FRANCISCO SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM